29 março 2011

Tenho saudades dos anos 80/90

Era outro tempo. Bem.., dito assim, até parece que tenho 60 anos e falava da juventude... Não, esperem... era uma altura completamente diferente e passou pouco mais de 20 anos. Tenho mesmo saudades da altura...
Saudades da musica, dos cortes de cabelo estúpidos, das tardes depois da escola (posteriormente das imperiais depois da escola), da calma com que tudo era feito, da facilidade de arranjar dinheiro e/ou trabalho, da despreocupação no dia-a-dia...
Lembro-me que parecia que andavamos todos apoixonados não sei por quem ou porquê!?... Talvez andássemos simplesmente inebriados com vida e com um futuro promissor ainda por desvendar... agora está tudo fod***!!!
Tenho saudades... e isso é mau. Mau não... é terrível!!! Um rapaz nos seus trintas não pode estar bem andando agora com saudades dos seus primeiros anos de juventude... não creio que seja um acontecimento "normal"...algo está errado!!!
Serei o único??? Estarei sozinho neste vazio de esperança, onde o futuro se apresenta tão negro, que se torna inconsequente lutar para mudar... Não creio...
Um abraço para aqueles e aquelas que têm saudades desse tempo.

27 março 2011

Descobri!...mais um bocadinho de mim.

Descobri finalmente porque consegui com tão facilidade deixar de fumar e posteriormente começar a frequentar o ginásio com afincada assiduidade, o que produziu um efeito que até a mim me surpreendeu... Depois de alguma distância temporal e emocional destes eventos, consigo agora fazer uma avaliação contextualizada dos mesmos, e descobri!!!
Se acreditarmos que o destino existe e avaliarmos a nossa vida pelo tríptico "dinheiro, saúde e amor", estamos constantemente a fazer a avaliação do como nos corre a vida mediante o sucesso nessas três vertentes, não é assim? Ora, eu sou uma pessoa que gosta de ter controlo sobre tudo... em principal pela minha vida... e a pior característica do destino é não se poder controla-lo.
Bem, nos últimos anos tenho tido alguns problemas de saúde, e muitas complicações profissionais que me mantem num estado permanente de ansiedade sobre o futuro próximo (quanto mais o longínquo...). Do amor, nem se fala... pois a mania de "pensar" muito sobre as coisas não me ajuda a aproximar das pessoas. o que necessáriamente leva à sua inexistência.
Assim, descobri! O único factor que podia controlar era a minha saúde e o meu corpo!!! Foi por isso que vitoriosamente consegui cortar pela raiz o mal do tabaco. E mais que isso, levar-me a inscrever no ginásio, começar a fazer exercício físico com tal frequência que agora é um gosto... e talvez um vício!
De mim, creio que ainda sei pouco, mas tenha a certeza do seguinte: naquilo que consigo controlar e que só depende de mim, eu consigo brilhar!!!

24 março 2011

A razão de não ser prefeito...



"In everything... uniformity is undesirable. Leaving something incomplete makes it interesting, and gives one the feeling that there is room for growth..." 
in Japonese Essays In Idleness - 14th Century

Acredito mesmo que assim seja e assim que ouvi esta citação achei brilhante, no entanto também podia ser uma boa desculpa para quem não é "perfeito"... e para os que sofrem apenas de ociosidade!
Mas se realmente pensar nisso, lembro dos pequeno pormenores com nos apaixonamos nas pessoas, e por vezes nos pequenos apontamento que não "estão lá" e que assim fazem com que essas pessoas nos pareçam interessantes.
Não sei se sou assim... têm dito que sou estranho!...várias vezes.
Se calhar sou uniforme.

21 março 2011

Audrey Hepburn, a bitola impossível...

Será que a dificuldade de encontrar "a tal pessoa", terá a ver com a minha própria pessoa, ou antes pelas bitola que vou criando e que vou utilizando para "balizar" aquelas pessoas de quem me aproximo?
Lembrei-me ontem da Audrey Hepburn. Não sei porque, era domingo, estava um fim de tarde quente, o término do inverno anunciado pelo céu limpo e cristalino... lembrei-me das cenas iniciais do "Breakfast at tiffany's". Lembro-me que ainda muito novo vi o filme, e fiquei imediatamente apaixonado!!!
Aquele ser único, tão belo, interessante e levemente misterioso... feminina mas não oferecida, timida mas assertiva, simples mas cuidada... Creio que passei a utilizar uma bitola demasiadamente complexa.
Mas será isso mau? Porque não aspirar a encontrar aquilo que achamos mais belo e interessante!?!? Poderei eu projectar este sentimento de culpa em não encontrar "quem eu não esqueci (Sétima Legião - "Por quem não esqueci.") na falta de oferta de mulheres intrinsecamente interessante e que não se interessem apenas por mealheiros andantes e cavaleiros errantes de sonhos passados...?

20 março 2011

Equinócio da primavera

Será amanhã, o dia do Equinócio de Primavera este ano. A palavra equinócio vem do Latim e aequus (igual) e nox (noite), e significa noites iguais, ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
"É considerado um momento de equilíbrio e um símbolo do estado de harmonia inefável, o que desencadeia um estado de profunda transformação da natureza exterior e também uma transformação benéfica da natureza humana. Então, tudo é desperto para a vida e tenta sair cá para fora para desfrutar as intensas energias subtis e benéficas da natureza." fonte: Natha, escola espititual e de yoga
Esta semana eu próprio senti essa transformação, devido a um conjunto de factores que não se cingem apenas á altura do ano solar, e que estão mais ligados com o relacionamento que tenho mantido com o meu próprio corpo.
Desde que deixei de fumar e comecei a frequentar o ginásio, tenho vindo a traçar metas pessoais para estar sempre focado num objectivo e assim perpetuar esta caminhada.
Ora foi precisamente durante esta semana que me senti diferente... comecei a chegar aos objectivos, por curiosidade na altura em que a natureza exterior também se transforma!!! Hoje sim, quero desfrutar das "energias subtis da natureza".

16 março 2011

Um dia, como os outros, ou talvez não...

Hoje sinto-me útil...tenho o dia bem ocupado e isso faz-me sentir bem! Para melhorar a situação, está um belo dia quente de fim de inverno que ajuda a ver as coisas com mais clareza.
Creio que o "Homem" (digo Homem por falar em humanidade e não em elementos do sexo masculino!) é um ser que se acha complicado, mas é mais simples do que pensa. Lembro que as pessoas mais felizes que conheci, eram as mais simples (pobres) e trabalhadoras, talvez por não passarem o tempo a pensar naquilo que não têm...
Pessoalmente, quando me falta trabalho entro por uma espiral de desânimo e pessimismo... não gosto de me sentir assim... como se fosse mais um elo de uma fraca corrente que é contemporaneamente este país, desfeito por uma classe de burgueses que se acham realeza e que jogam governos como marionetes de fios num palco com a assistência a dormir!!!
Quero participar, trabalhar, sofrer, vencer e conquistar!!!
Hoje é um dia bom para isso.

14 março 2011

Porque é que criei o blog...

Se disser que não criei o blog com o pensamento que me poderia levar a encontrar aquela alguém especial... estava literalmente a mentir. Mas também posso dizer que não foi a única nem a mais forte razão para o fazer!!!
Recentemente, através do facebook, um colega comentou o seguinte:
"Não precisas de estar desesperado ao ponto de criar um blog... apesar de ter piada... não acho que seja muito abonatório uma gaja saber que o gajo que se interessou por ela era um psicopata frustado que criou um site!!"
Fiquei um pouco preocupado e tive mesmo de pensar nisso um pouco. Ao comentar isso com uma amiga, também no facebook..., e disse-e que achava precisamente o contrário... e ai fiquei baralhado!!!
Não sei... mas neste momento acreditem que nem penso nisso. Desde que iniciei este "projecto" sinto que ando um pouco mais leve... talvez por espantar alguns receios e exorcizar alguns demónios.
Creio que a própria atitude de ter criado o blog e construí-lo com cuidado e a meu gosto, revela muito da minha personalidade... talvez mais do que as próprias palavras que neste blog escrevo... e por isso vou continuar!
De quem eu sou não posso fugir, talvez possa melhorar, mas não transformar.

13 março 2011

Sou assim tão estranho!?!?...

"Tu és muito estranho!"... Constatação de uma amiga...não, talvez conhecida durante uma jantar do pessoal do ginásio ontem à noite. Pois, pensei (e disse) acho que devo ser mesmo estranho, pois já não é a primeira vez que oiço o comentário, e muitas vezes pensei nisso por mim próprio.
Gosta de explorar o assunto, mas é muito complicado tentar explicar a situação que levou ao tal comentário, mas posso dizer que tem sempre um relação com o meu desejo de me manter integro e sincero perante certas e determinadas situações de interacção social... (bem, acho que esta explicação ainda dificulta mais a compreensão da situação)...
Merda...!!!, devo, não, SOU mesmo muito estranho.

11 março 2011

O sonho... dificulta o dia seguinte.

Ontem tive um sonho. Bem, não é bem assim, pois dizem que sonhamos todas as noites, mas eu raramente me lembro deles. Não sei porquê, talvez só me lembre dos que são mesmo importantes.
Porém, ontem o que sonhei ficou bem marcado na minha memória. Não, esperem! Não me consigo lembrar de todo o sonho, nem precisamente o "fio condutor" da história... mas o que ficou retido na memória foi num lindo, sublime e iluminado sorriso de alguém que não conheço... Sim! E isso é interessante, pois penso que normalmente sonhamos com pessoas que conhecemos. Se este sorriso é de alguém que não conheço, pode bem ser de alguém que possa vir a conhecer, não?
Esse sorriso era tão puro e sincero que me ficou de alguma maneira marcado, e passei a manhã inteira a tentar me lembrar do rosto que acompanhava aquele sorriso, mas, para minha grande desilusão, não o consegui fazer...
Já passaram algumas horas desde que acordei, e as imagens do sonho vão-se dissipando à medida que o tempo passa, e não creio que chegarei a conseguir "desenhar" um rosto que acompanha-se aquele sorriso e o leve beijo que se seguiu... merda!!! Vai ser um mau dia... terrível!

09 março 2011

O constatar do óbvio...

(...) "I need someone
much more mysterious
to be my miss
to be my mistress"

E no meio de uma normal actividade diária (a lavar a loiça, para quem estiver interessado...) lembrei-me que ando sempre a "chorar pelos cantos" que não encontro my miss, ou "aquela" pessoa!
Mas, como creio que tenho o péssimo hábito de apenas me interessar pelas pessoas depois de as conhecer, e como pouco faço para conhecer novas pessoas, é assim fácil de entender porque não consigo encontra-la... Sou tão estúpido!!!... passei o fim-de-semana de carnaval enfiado em casa e no ginásio, enquanto tinha um grupo de amigos que foi de ferias para a neve e outra cambada deles em Alcobaça na folia e na loucura... Assumo: Mea Culpa!
A partir deste dia, não vou continuar a dizer que "o destino é uma merda" e não sei o quê, e que "não tenho sorte nenhuma" e o camandro...
Vou tentar perpetuar a ideia de dizer que SIM a todas aquelas actividades que à partida oferecem um impulso de não participar....e fazer pela vida!

06 março 2011

A música e a imagem

É impressionante o poder que a música tem sobre as pessoas, em especial algumas sinfonias de musica clássica, quando apreciadas em momentos mais difíceis ou conturbados da vida. Não me consigo lembrar da primeira vez que ouvi a 7ª Sinfonia (2º movimento) de Beethoven, mas sempre que oiço fico emocionado, com um sentimento taciturno, morno e pensativo.
Neste caso, estava a ver a reposição da cerimónia de entrega dos Oscar's, e quando o Steven Spielberg apresenta a montagem com os filmes nomeados, o clip tinha como fundo esta sinfonia. Foi como levar um muro bem dado, fiquei colado na cadeira, perdi as forças e fiquei a contemplar aquela montagem com curtas imagens dos filmes nomeados... Só mais tarde me apercebi que era um excerto do filme (The King Speech) que ganhou o Oscar - diga-se, qua ainda não fui ver. Mas é curioso, pois ainda há dias, estive aqui a escrever sobre um filme anterior do Colin Firth (A single Man).
Sempre que oiço esta sinfonia, em especial quando é utilizada em cinema ou vídeo junto de uma composição de imagens, ela transcende-se a ele própria e fico a pensar como veria o próprio Beethoven essa sua utilização. Sim!, porque o homem quando a compôs já estava surdo, e com o coração partido, diga-se!...

04 março 2011

O ginásio será lugar de engate?...














Desde que comecei a frequentar o ginásio, quando falo nisso a alguém, oiço sempre o mesmo: "Isso é que é bom para engatar meninas!!! (vulgo "gajas" em calão masculino)". Sempre me fez confusão, por não achar isso, e agora, já chateia...
Não vou dizer que não acontece esse tipo de actividade, pois é natural que aconteça... Mas, uma pessoa ganha coragem, junta forças e decide frequentar assiduamente o ginásio, de modo a melhorar a auto-estima e zelar pelo seu corpo (o seu maior bem), no entanto, aqueles que não o fazem, quando se fala nisso imediatamente assumem que a principal razão de ir ao ginásio é o "engate"... estranho, não?
Certo é que eu nunca o fiz... provavelmente por não conseguir entender muito bem qual será o "procedimento" para o fazer. Acho inoportuno o travar conhecimento com as raparigas que frequentam o ginásio, pois no meio de actividade física profunda e corpos suados, aparece uma "barreira" de proximidade que ainda não entendi como contornar...
Vou ter de tentar...até me posso surpreender!

02 março 2011

Estou cansado...

Estou cansado... fico assim quando me meto a pensar, ou quando alguém me faz lembrar que o dia de amanhã está mesmo ai "à porta" e com ele vem aquela sensação que o que agora está a correr menos mal, poderá rapidamente tornar-se numa complicação... mais propriamente a falta de trabalho.
Não gosto dessa incerteza... queria estar a cima disso, mas não consigo.
Assim, fico triste quando estou cansado. Como se não fosse suficiente estar cansado, tenho de arranjar mais qualquer coisa para me por mesmo de rastos! Lembrei-me agora: não almocei...esteve hoje tão distraído com uns "afazeres" que me esqueci! Sou é parvo...estúpido.
Vou para casa... vou ver o Benfica na televisão... amanhã será outro dia.