26 setembro 2011

"Aprendizagem de desamprender"

     autor: desconhecido | fonte: deskbase.blogspot.com
É com imagens como esta, bem bucólicas e cristalinas, que me lembrava assim que alguém fala de campo ou agricultura.. mesmo sabendo que não é nenhum espelho da realidade do nosso pais... caia sempre no erro de o fazer!
No entanto, assim que às 7:45h da manhã chego à quinta do acipreste e saio do carro para ir enfrentar mais uma "jorna" da apanha da maçã... todas essas imagens fugazes se desvanecem e os resquícios de romantismo se desvanecem no ar gélido e no nevoeiro cerrado das manhas de Outono, aqui neste lugar frenético.
É com algum pesar que observo a data do último post... ainda por cima um post interessante e relativamente importante para mim! Mas não consigo... não tenho força, paciência, estímulo ou vontade de escrever depois de um dia destes, tão desgastante fisicamente e espiritualmente estrangulador... sinto a alma "castrada", como se estivesse temporariamente suspensa de actividade. Quase imersa em nevoeiro de gelo seco, impeditivo de qualquer trabalhar da mente...
Como eu percebo agora Alberto Caeiro... quando, enquanto homem simples e pensador falava da sua "aprendizagem de desaprender".
Entendo agora aquela "falta de aspiração" a melhor ou vontade de fazer outras coisa das pessoa que trabalho em ofícios deste género, como que levados únicamente por ver o seu mísero ordenado no final do mês... sem qualquer tipo de gosto ou respeito pelo seu trabalho.
Sinto-me como elas... atado e sem força para pensar ou interrogar. Talvez seja por isso que não escrevi aqui mais cedo. Provavelmente não seja só pelo desgaste físico... mas mais importante que isso, o sentimento de "resignação" ao fatalismo que estas "jornas" acabam por incutir ao espírito humano!
Não tenho vergonha do trabalho! Antes pelo contrário... tenho um enorme orgulho por ser capaz de o fazer ao lado das pessoas que o fazem todos os anos. Mas deita-me a baixo de uma maneira tão subtíl que até eu demoro algumas semanas a percesber o que me aconteceu!
Preciso de "subir à mesa" e ver a vida de outro prisma... senão irei dar comigo num ritual concentrico, impedido de lutar por melhor!
Vamos crer que seja só uma fase... até porque além do trabalho, outras coisas têm acontecido que numa qualquer outra altura em que não andasse tão esgotado... provavelmente já se encontrariam aqui expostas! Talvez esta semana... entretanto ando a aprender a desaprender como fazer certas coisas. Algum pré-conceitos e estereótipos, incutidos durante esta curta e atribulada vidinha, e que através deste "reality-check" foram agora postos em causa e inevitavelmente sujeitos às devidas mutações.
Definitivamente, não ando a pensar tanto... neste caso particular até de menos. Mas isso, agora, fica mesmo para outro post!

Sem comentários:

Enviar um comentário