06 março 2011

A música e a imagem

É impressionante o poder que a música tem sobre as pessoas, em especial algumas sinfonias de musica clássica, quando apreciadas em momentos mais difíceis ou conturbados da vida. Não me consigo lembrar da primeira vez que ouvi a 7ª Sinfonia (2º movimento) de Beethoven, mas sempre que oiço fico emocionado, com um sentimento taciturno, morno e pensativo.
Neste caso, estava a ver a reposição da cerimónia de entrega dos Oscar's, e quando o Steven Spielberg apresenta a montagem com os filmes nomeados, o clip tinha como fundo esta sinfonia. Foi como levar um muro bem dado, fiquei colado na cadeira, perdi as forças e fiquei a contemplar aquela montagem com curtas imagens dos filmes nomeados... Só mais tarde me apercebi que era um excerto do filme (The King Speech) que ganhou o Oscar - diga-se, qua ainda não fui ver. Mas é curioso, pois ainda há dias, estive aqui a escrever sobre um filme anterior do Colin Firth (A single Man).
Sempre que oiço esta sinfonia, em especial quando é utilizada em cinema ou vídeo junto de uma composição de imagens, ela transcende-se a ele própria e fico a pensar como veria o próprio Beethoven essa sua utilização. Sim!, porque o homem quando a compôs já estava surdo, e com o coração partido, diga-se!...

Sem comentários:

Enviar um comentário