18 julho 2011

Será que quero o que não posso ter?!...

     autor: desconhecido | fonte: cushwake.com
Domingo... Encontrava-me eu a desempenhar o papel de filho atencioso, que levou a mãe às compras ao Centro comercial repleto de gente... Os saldos!... 
A confusão desnecessária, os inevitáveis encontros, os olhares estranho, as esperas incessantes e claro, o desconforto! "Ainda bem que bebi vinho ao almoço!" pensei eu!... Mas quando viramos a esquina e vi a montra da loja, lembrei-me dela... Será que estaria ela a trabalhar na loja neste dia?!
Fazendo o meu papel de acompanhante, já com um fatinho comprado nos saldo na mão, entro na loja e depois de um leve olhar nos mostruários, ela aparece. Com um andar leve, seguro e calmo nos sapatos rasos de cor marfim. Traz novamente o cabelo, de um loiro sujo, bem escorrido, uma saia bege travada e uma blusa em tons castanhos. Aquele simpático sorriso bem rasgado é simplesmente "imbatível" e mais uma vez, revela o aparelho. É soberbo com apresenta um tez tão suave e clara, os gestos extremamente requintados, apresentado uma imagem esbelta e uma presença clássica. Deve ter a minha altura... e eu não sou baixo!...
Acho que lhe achei uma certa "piada" desde a primeira vez que fui aquela loja, mas também não passa daí. No fundo não acredito que pudesse ser outra coisa, e nesta altura,  também não me ia meter noutra confusão.
Ao fim da tarde, enquanto corria junto ao rio, ela fez lembrar: 
"Será que quero mais do que posso, ou me será permitido ter? Será que não deveria ficar contentado com menos... como uma pessoa normal?"
Já tinha pensado nisto algumas vezes, e ultimamente, como tenho andado um pouco mais "calmo" e com mais paz de espírito do que o normal, tenho aproveitado para analisar as coisas de outra perspectiva. (acho que escrevo mais quando estou perturbado, visto que ando a escrever com menos frequência...)
Eu sei que sou exigente, e também acredito que sei aquilo que quero.
Mas será que poderei eu aspirar a conseguir ter tudo aquilo que quero... Será que posso ou devo aspirar a ter uma vida "perfeita" a meu ver? Não será que estarei a desgastar-me ou tentar encontrar aquela pessoa por que terei tal amor que não conseguiria ver mais nada, ou seria melhor ficar "contentado" com alguém que simplesmente seja compatível e que goste de mim... Será que o segredo para ser feliz é exigir menos?! Mas se assim for, não estarei eu a trair-me a mim mesmo, e "mais tarde, ou mais cedo" a minha vida não terá de pagar por uma escolha que não era aquela que verdadeiramente eu desejava!?...
Fiquei perturbado, algo ansioso! Confuso e pensativo... Vou ter que pensar nisto seriamente e com a calma necessária para não correr o risco de resvalar novamente. Acho que preciso de ouvir concelhos de alguns amigos.
Lembro-me de uma frase que encontrei não sei bem onde: "Never leave the person you love for the person you like because the person you like will leave you for the person they love."
Não sei bem porquê, mas lembrei-me dela... da frase claro!!!
A rapariga? Essa, lá está na loja quando eu lá voltar.

7 comentários:

  1. Já dizia o poeta que "o sonho comanda a vida".
    Se deixarmos de sonhar, de aspirar, deixamos de ter objectivos, motivações, força...
    Normalmente os nossos sonhos são difícies de concretizar, por isso é que são sonhos. Ainda assim, não são impossíveis de atingir.

    ResponderEliminar
  2. Não queria dizer bem "sonho", mas antes um objectivo ou desejo... Não queria era batalhar para tentar concretizar um objectivo inatingível! No entanto, tenho a certeza que não seria feliz se ficar resignado com algo que não seja o "ideal"... bem, não importa! Vem ai o fim-de-semana, está sol e o futuro virá risonho. :)

    ResponderEliminar
  3. Não existe uma pessoa perfeita. Existe alguém perfeito para nós, em toda a sua imperfeição. És arquitecto, devias saber que, por vezes, o menos "perfeito" atrai mais e desperta mais o nosso interesse... Experimenta libertares-te dessa obsessão e viver a vida de uma forma mais liberta. Por vezes, o melhor da vida acontece de uma forma inesperada... ;)

    ResponderEliminar
  4. Percebo isso, nunca afirmei que existe a "pessoal perfeita"! E até já aqui falei sobre a beleza da imperfeição: http://rapazprocuranamorada.blogspot.com/2011/03/razao-de-nao-ser-prefeito.html
    Se não sentisse o desejo e vontade de encontrar e pessoa (que eu entendo como) perfeita para mim, nem o blog existia... O melhor, é que ao longo de 6 meses de escrita, essa "libertação" já foi surgindo. :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem. Porque pelo que tenho lido, pareces um alquimista em busca da pedra filosofal... :) Tenta não pôr tantas expectativas nas pessoas que vais conhecendo... Não esperar tanto delas... As pessoas que realmente valem a pena, permanecem na nossa vida. As relações vão e vêm, há interesses que despertam... Não vivas preso a regras rígidas... Liberta-te. Ninguém sente interesse por uma pessoa demasiado "presa"... ;)E acredita que compreendo tudo isto... A minha situação é idêntica, com a nuance que "pretendentes" não faltam, o problema é a "qualidade" dos mesmos. Às vezes, parece que exigir amor e respeito, é pedir demais...

    ResponderEliminar
  6. Pois... frequentemente oiço essa mesmas palavras! Mas sou assim, "preso", e isso não sei mesmo como mudar!!!
    E "amor e respeito" é... o mínimo! :)

    ResponderEliminar
  7. É, mas infelizmente nem sempre se consegue...

    ResponderEliminar