30 julho 2011

Noite morna, concerto surpreendente!

     Jamie Cullem - "High & Dry"
Admito que não é bem "a minha onda". Não é aquele tipo de música por que anseio, ou desejo ouvir recorrentemente. Não compro, nem descarrego da net e poucas vezes escolho ouvir... Mas tinha curiosidade e sempre que apanhava uma música ou outra num carro de um amigo ou num lugar comum, ficava sempre com a certeza que o homem devia ser grande músico!
Desvendou-se uma oportunidade de ir ver o concerto de Jamie Cullum ao CoolJazz Fest em Cascais (por sinal, mais uma estreia minha num ano em que se vão revelando com regularidade!) Tinha combinado ir com um grupo de amigos que também queria ver o concerto, e diga-se a verdade, ia também com a fútil curiosidade de encontrar alguém específico no meio de uma multidão que acabou por encher o hipódromo...
Não apanhei o concerto de abertura intero... foi um pena pois a Luisa Sobral revelou-se uma óptima surpresa e fiquei curioso para ouvir mais. O concerto começou, ritmo leve e sóbrio, ao cair da noite e a temperatura a baixar.
Estávamos ainda na segunda música, já o homem tinha tirado o casaco, a gravata e a camisa... ficando apenas com uma t-shirt do Elvis! Após a terceira música faz uma apresentação e revela a história comum do artista que gosta mesmo de vir tocar a Portugal porque aqui o público "sabe mostrar as suas emoções!"
Acreditem quando vos digo que pareceu mesmo sincero!!!
Meia hora depois de ter começado o concerto, disse a um amigo: "O billhete já está pago!" Tal foi a entrega do músico, a sua comunhão com a banda e interacção com público que tornou o espectáculo inebriante. O jovem chegou, por duas vezes, a subir a cima do piano para saltar extasiado do mesmo...
Não parecia mesmo ser um concerto para casais! E passou a ser simplesmente uma bela  noite ao ar livre a beber uns imperiais e ouvir excelente música.
Mais lá para o fim, como era de esperar, apareceram duas ou três músicas "do beijinho", mas o homem queria acabar em grande e depois de duas horas contínuas de concerto, escolheu o "High & Dry" dos Radiohead para terminar. Excelente!!! Mas não conseguiu, pois em terras lusitana, ninguém sai de palco sem um enconre, e lá voltou para uma outra última.
Nunca vi tal entrega em palco, por um músico de estilo mais clássico, e tal emoção em perceber que aquela mancha enorme de gente estava a adorar o concerto... Se o concerto foi inebriante, o próprio músico fico completamente inebriado com o público e acabou por o revelar várias vezes, tanto por palavras como por longos olhares emocionados pela plateia.
Era uma noite que se esperava morna, mas que revelou um músico espectacular a oferecer um surpreendente concerto! Gostei.

6 comentários:

  1. Foi sem dúvida uma bela noite! Adorei o concerto! Não esperava sinceramente! Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo tudo o que escreveste.
    Adorei o concerto e fiquei ainda mais fã do rapaz, apesar de não ser bem, bem a minha onda.
    E sim, também concordo que ele estava a ser sincero quando falou da experiência que já teve em palcos portugueses. A uma dada altura pareceu que estava mesmo emocionado a falar disso.
    Grande entrega, excelente interacção com o público, e um domínio inexplicavelmente fabuloso sobre o piano.
    Sem dúvida a repetir, mas não em Cascais :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda pensei duas ou três vezes se estarias por lá!
    Foi realmente muito bom. E pensei que o ambiente em Cascais fosse pior, mas até nem me chateou...

    ResponderEliminar
  4. Também me lembrei disso :)
    O ambiente não estava mau... Eu é que tive a infelicidade de ficar rodeada de malta (sensivelmente da minha idade) demasiado betolas pró meu gosto; daquele género que usa lencinho de cetim enfiado na gola da camisa. Enfim... O sonho de qualquer mulher!!! Ou então não :)

    ResponderEliminar
  5. "Lenço de cetim na gola"... Que imagem!!! :|

    ResponderEliminar
  6. E acredita que é apenas um "pequeno" pormenor de uma imagem deveras temerosa

    ResponderEliminar