20 junho 2011

Penso demais... mas porquê?

     Instalação "Learning to think" de Antony Gormley
Estava a ver um desses filmes manhosos de domingo à tarde, quando me aparece a seguinte frase: "He who thinks too much, is thinking too much!"
Imediatamente soltei uma gargalhada... e depois começou a fazer sentido...
É uma característica minha, e coisa que penso ser muito pessoal e bastante forte que se mantém continuamente presente em todas as minhas escolhas e actitudes que tomo. É curioso, pois nunca ponderei se é coisa que muita gente faz, ou se é unicamente problema meu...
Sim, é isso... eu penso demais!!! Tenho a noção de que o faço, e assim que alguém me aponta esse "defeito", mesmo sabendo que têm toda a razão, tento logo desculpar com o argumento que sou uma pessoa racional e não um sonhador e por isso estou sempre a ponderar sobre as minhas escolhas... Até poderia ser uma boa desculpa, não obstante do facto de continuar a ser verdade que penso mesmo demais... e se assim é, então porquê?
Dou por mim a realizar os mais complexos e intrincados "fios de raciocínio" de modo a antecipar alguma situação, ou entender os possíveis desfechos de um problema. É muito complicado explicar isto... é coisa que faço de modo sintomático e que não entendo bem como. Vou dar um exemplo:
Uns amigos convidam-me para jantar, rapidamente começa o raciocínio:
Quem vai, quem não vai... que tipo de conversas vão ter, que tipo de conversas não vou poder ter por irem certas pessoas... onde é que vamos? será que toda a gente vai se "enquadrar" no sítio onde vamos?...vai gente nova? se não vai gente nova, vale a pena ir gastar dinheiro para ter as mesmas conversas?... 
Faço isto constantemente e a toda a hora... seja no trabalho, seja na vida social. Consigo até fazê-lo a ver televisão. Aconteceu ter desistido de ver filmes a meio porque começo a divagar em pensamento, abstraindo completamente da história, sendo que depois me desinteresso completamente pelo filme.
Lembro-me que estraguei relacionamentos por estar sempre a ponderar sobre o "que fazer" e "como o fazer", a tentar antecipar o futuro... como também tenho a sensação que impedi alguns relacionamento de começarem, pois antes de existir uma verdadeira hipótese de alguma coisa acontecer, já eu me andei a desgastar e pensando: "como será que vai ser?"... ou "será que vai dar certo?"... entretanto, como estava muito ocupado a pensar, não agi... Logo não aconteceu nada!!!
Paulatinamente vou me apercebendo da anormalidade do problema e tento contorna-lo, obrigando-me a relaxar, "deixar andar" e viver a vida. 
Sinto que já melhorei um pouco. Prova disso é o tal sentimento de "normalidade", mas ainda tenho muito para resolver. Gostava de perceber o porquê disto, de modo a entender qual a melhor forma de o resolver. (penso muito nisso...)
Várias vezes fiz promessas de ser mais espontâneo... normalmente ficam por terra. Mas esta semana qualquer coisa mudou, e desprendi-me de algo.
Segui o meu instinto, e dei o salto. Não sei se foi ela... ou por ela.

2 comentários: