14 junho 2011

Personagem, Actriz e Mulher.

     actriz: Mélanie Laurent | fonte: renatofelix.wordpress.com
Foi na 5ª feira à noite, ainda um pouco alucinado pela febre, quando me lembrei que tinha gravado a última obra do mestre Tarantino, nomeadamente o "Inglourious Bastards" na box do Meo... Decidi que estava no estado ideal para ver o filme, que não cheguei a apanhar no cinema, nem sei bem porquê!
Não me vou por aqui agora a comentar o filme em si, pois tem bastante que se lhe diga. O estilo é já reconhecido e este segui-lhe a minuta, visalmente mais clássico, mas na essência uma obra sincera e muito humana. A história cativa desde o início e de um punhado de personagem é difícil entender quem seria o protagonista principal do enrredo. 
Para mim foi uma surpresa, quando ela aparace... a Shosanna que enquanto jovem tinha fugido ao bestial implacável "Col. Landa". Não reconheci a actriz, o que acaba por captar logo a atenção e lá fui bebendo cada gesto e cada palavra à medida que sentia crescer o seu protagonismo na história e a maneira como esta começava a rodar em sua volta. 
A meio do filme, bem antes da cena que aparece na imagem, já me tinha apaixonado pela personagem! É impressionante ver a maneira fria com que planeia a vingança da morte de seus pais e ao mesmo tempo transborda uma superioridade frágil (muito francesa) ao mostrar toda a sensualidade de uma mulher que não necessita de se fazer sensual. 
Quando o filme acabou, não resisti... sucumbi ao seu charme e fiquei fã da actriz! Quis saber mais, não podia ficar por aqui!?!?. Quem seria a pessoa? Pelo nome é francesa, ou talvez não? Tive de ir descobrir...
Nascida em Paris, filha de um pai actor e como mãe uma bailarina clássica, ela própria Judia e neta de um homem que escapou à deportação dos nazis. Em entrevista diz que em pequena adora ter conseguido matar Hitler e que sempre foi uma Shosanna em pequena. Leu o guião com o avô, e não resistiu ao seu pedido: 
"Tens que fazer este filme, por favor!" 
Agora percebo a intensidade da sua interpretação, porque reconheço a proveniência e a veracidade dos subtis traços de realidade da personagem. São aqueles pequenos factores, que fazendo parte da ficção nos oferecem aquele extase que só grandes actores em enormes histórias contadas por realizadores genias nos conseguem oferecer.
Com pesar reparo que, excluindo este caso, apenas participa em filmes franceses. Películas essas que têm sempre grande dificuldade em penetrar o nosso "exclusivo" mercado cinematográfico. Esse, fica restringido a toda a trafulhice hollyodesca que nos consigam impingir e assim encher com "zombies" salas de centros comercias, onde perdura um mar de pipocas e copos de papel na alcatifa...
Apaixonei-me pela actriz... isso fez-me interessar pela pessoa, o que fez com que ficasses a respeitar a mulher! Ela é mesmo linda, e não é so pela cara...

1 comentário:

  1. Nem de propósito!!! Escrevo isto, dois dias depois sai uma entrevista no "I". Para quem estiver interessado: http://www.ionline.pt/conteudo/130553-melanie-laurent--conheci-tarantino-e-nao-falava-uma-palavra-ingles-menti-lhe

    ResponderEliminar