27 abril 2011

O sentimento (falta) de liberdade.

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Encontra-se escrito numa das paredes do mítico Quartel do Carmo em Lisboa, em homenagem ao acto militar apoiado pela população nacional no dia 25 de abril de 74. É um poema lindo da Sophia a mais contemporânea das nossas grandes poetas com um excelente sentido de visualização clarificadora das coisas.
Mas não! Não vou começar agora a falar de poesia, que até é coisa que nem aprecio, nem das histórias da revolução, que para mim são importantes por ter passado serões longos a ouvi-las através de amigos e familiares directos...
Mas na segunda fiquei a pensar nisto... neste movimento que aspirava a uma revolução social, mas que colocou aqueles que não sabiam a governar nas rédeas de um país sequioso de comandantes... passam 37 anos e deixaram isto num estado... para o qual não tenho palavras...
Agora, as palavras dela deixam de fazer sentido, volta tudo literalmente ao princípio, pois com o aperto da comunidade "europeia" e a imposição do infame FMI terei de assistir ao estrangular de toda uma geração... a Minha Geração!!!
Virão, com certeza, alguns dizer que sou sempre pessimista, e eu pergunto se nesta altura conseguirá alguém ver as coisas de modo diferente?
Definitivamente, esta "não é a madrugada que eu esperava!"

3 comentários:

  1. ola
    sabes o mais importante e ter pensamento positivo,nem sempre e facil,mas vamos ter esperanca que as coisas melhorem.
    pode ser que algumas coisas mudem,porque para nos jovens e complicado,mas nao devemos desistir do que acreditamos,devemos lutar pelos nossos objectivos.
    ao desistir damos parte fraca,e nao e isso que se pretende,vamos mostrar que somos fortes e conseguimos ir mais longe

    ResponderEliminar
  2. Belas palavras anna! Eu percebo o que dizes, oiço outras pessoas que dizem o mesmo... mas nesta altura é tão difícil ver as coisas assim! Pessoalmente, vou ter que tomar a decisão mais difícil da minha vida profissional, e deixar de trabalhar naquilo que gosto e arranjar outra coisa qualquer que pague as contas. Um tempo lixado...

    ResponderEliminar
  3. eu sei e muito complicado.
    eu falo por mim que to desempregada, e decidi voltar no ano pasado a estudar e sai de casa. e fiz isto pa conseguir atingir um dos meus objectivos.
    mas nao deixes de fazer o que realmente te faz sentir realizado a nivel profissional,isso e importante para a tua auto-estima. luta pelo que realmente acreditas e queres.
    se ganhas pouco onde tas,procura outro local de trabalho na tua area onde tenhas a opurtunidade de ganhar mais...nao deixes de fazer algo que gostes.....
    sei que as coisas nao tao faceis,mas nao desistas :)

    ResponderEliminar