18 maio 2011

Pior!? Não podia ser.

     autor: desconhecido | fonte: itscarols.tumblr.com
Eu! Sim, eu sou o indivíduo mais estúpido que conheço! Não creio ter-me deparado, ao longo desta penosa vida, alguém que fosse capaz de tal imbecilidade e que fosse desprovido do simples sentido prático da vida. Tem a sua piada... ainda há alguns dias escrevia no facebook a seguinte frase de Confúcio:
"O homem superior atribui a culpa a si próprio, o homem comum aos outros."
É bem feito! Pois agora aqui tenho o caso prático de que precisava para ter a certeza absoluta deste facto.
Sim, a culpa foi minha!... a responsabilidade é minha e consequentemente, o arrependimento só poderá ser meu... Não o devia ter feito. Não, sabendo o que sabia e sentindo o que sentia. Traí o meu próprio instinto e paguei caro por isso.
Era das poucas coisa que sentia certeza, mas deixei-me levar por um desfio pouco pertinente e, por estar mesmo com falta de qualquer coisa que me interessasse, fui estupidamente inscrever-me naquele concurso! Sabia que não queria fazê-lo e disse-o no dia em que me falaram disso, mas lá fui eu... Sabia que não tinha as capacidades suficientes, nem o interesse por participar num concurso televisivo deste género... mas o ego foi crescendo e lá andei eu a preparar-ma para a coisa e em cada etapa a cair mais no precipício cujo fim não poderia ser incontestado.
Na manhã, antes de ir, escrevi-o aqui! Sabia que não deveria ir, pois no interior era contra tudo aquilo que acredito! Que as coisas têm de ser apreendidas primeiro e que não se pode fazer as coisas por se "achar que sim!". Mas fui... Durante a espera devo-me ter arrependido centenas de vezes, mas como já tinha comprometido que iria... não quis ser hipócrita!
Chega a hora! O teste corre imensuravelmente mal... prato mal escolhido, componentes degradados, empratamento mal executado, competição excelentemente preparada e motivação desfeita.
Fui rejeitado!!! pura e simplesmente... rejeitado.
Talvez não fosse nada de importante para alguém com outro tipo de cordas ou bóias a que se agarrar durante a contemporanea tempestade social.
Para mim e agora?... foi demais! Tornou-se insuportável, nefasto, debilitante..
Não! Não poderia ter sido pior... Mas sabem uma coisa? A culpa é só minha!

9 comentários:

  1. Agora tens que retirar dessa experiencia aquilo que ela teve de positivo, ou seja podes ter perdido o teu tempo e sono por causa disso portanto agora nao percas a lição que te foi proporcionada. Nem tudo na vida corre sempre bem o que nao quer dizer que nao se consiga tirar algo de positivo mesmo no meio do caos.
    Foste rejeitado e depois??? Tambem nao era algo de tão importante tu próprio o disseste, nem querias ir.
    Agora é lamber as feridas e seguir em frente.
    Beijinhos
    Maria Manuela

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com a Maria Manuela

    ResponderEliminar
  3. Caríssimas, eu entendo bem a vossa perspectiva! Mas o problema, é que aprendi da experiência foi seguir o meu instinto. Acontece é que o meu instinto normalmente diz para não fazer nada... Daí o dilema, pois se não fizer nada... nada de bom/interessante irá acontecer... E assim, talvez devia deixar de ter instinto... Mesmo assim, obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Hugo, conheci o teu (desculpa a ousadia de te tratar por tu, mas somos da mesma idade) blog há pouco tempo e, independentemente daquilo que aqui partilhas, acho que escreves muito bem, e por vezes levantas questões que também a mim me deixam a pensar nos designíos da vida.
    Pareces-me uma boa pessoa, embora sofrida, mas quem não o é?
    A pergunta que se me impõe depois de todos os posts que já aqui li é: Porque raio tens tu de estar constantemente a auto-flagelares-te, e a sentir que carregas o peso do mundo às costas?

    ResponderEliminar
  5. Creio que é por ser pragmático! Por ir vendo que na realidade acontecem-me mais coisas más do que boas. Talvez seja simplesmente por ser assim... Comecei a escrever precisamente para ver se espantava esses "espíritos". Não creio que tenha resultado, e parece que vivo no filme "Stranger than Fiction"! Claro que podes tratar por tu... afinal até és do benfica! ;)

    ResponderEliminar
  6. Não falemos desse assunto neste momento :)

    ResponderEliminar
  7. Não faz mal Hugo... que se lixe... quem não arrisca não petisca... e neste caso o petisco não foi grande coisa... eh eh eh..que importa isso???!!! fizeste bem em concorrer... se pensaste nisso fizeste bem, uma vez concorri aos parabéns do Herman José e tb nem passei da primeira eliminatória... não faz mal... quem perde é quem não vê os nossos maravilhosos dotes, pelo menos à nossa vista e dos nossos amigos... va força aí beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hugo, começo por dizer que tambem te trato por tu apesar de ser Sportinguista, portanto mais gosto pelo masoquismo não há...lol
    Como eu já escrevi aqui várias vezes, acho que fizeste lindamente em arriscar, ok não deu, mas pelo menos não ficas sempre a pensar e se eu tivesse indo e se tivesse corrido bem.
    Tens uma oportunidade de ouro de entenderes o que não correu bem, para melhorares para a próxima, sim, porque se houver próxima, acho bom que te mandes de cabeça outra vez.
    Como diz a minha mãe, e acredita que para mim muitas vezes tambem é dificil aceitar, " não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe".
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. És mesmo derrotista...quando mais não seja, percebeste as tuas lacunas, e onde podes melhorar!! =)
    Perecbeste também, que apesar de instintos que tens de seguir, deverás manter a expectativa em niveis razoáveis para não sofreres das frustração que aparentas...acho que te auto-flagelas demais e já to disse...vives em intensa ansiedade...e isso só é mau para ti....porque se achas que é tudo mau, nem dás espaço nem tempo para tentar perceber se há algo de bom nas redondezas...

    Entraste num ginásio, e perdeste praticamente 30kg em menos de 1 ano...isso não é bom ?!
    Foste a um concurso da treta e não entraste, não deveria fazer-te querer lutar para ser melhor, e aprender a empratar, a confeccionar melhor..etc?!

    A meu ver, isto são coisas boas...mas quando à partida já achas que é mau, nunca nada de positivo aparece...pelo menos aos teus olhos...

    Podes mudar o mundo, mas se não mudares a tua cabeça, tudo te continuará a parecer mau e terrivel, e que só te prejudica e frustra... ;)

    Como diz uma musica de Gabriel o Pensador, que o nosso grande amigo Miguel gosta:
    "(...)
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente
    E quando a gente manda ninguém manda na gente

    Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro
    Na mudança do presente a gente molda o futuro(...)" in Até Quando? by Gabriel o Pensador


    Acho que é a isto que tens de te agarrar, e não o estas a fazer... =)
    Valador

    ResponderEliminar